Programação Geral

Mesa Plena

Reunião dos Órgãos Executivos da DENEM (ROEx): É uma reunião das Coordenações da DENEM, CAs e DAs e estudantes de medicina do Brasil. Debate e delibera, geralmente, sobre assuntos relevantes e atuais e define posicionamentos. Todos os estudantes tem direito a voz neste espaço mas só os representantes de CAs e DAs podem votar.

Espaços de Formação:serão os espaços com os palestrantes do evento. Eles podem ser mesas com apresentação expositiva, fóruns com divisões em grupos menores sobre o tema, ou mesmo ter uma metodologia inovadora proposta pelos palestrantes de cada espaço de formação.

Reunião Regional (RR): O Brasil é dividido em 8 Regiões para facilitar o contato das Coordenações da DENEM com os estudantes. Elas são: Sul 1 (SC, RS), Sul 2 (SP, PR), Sudeste 1 (RJ, ES), Sudeste 2 (MG), Centro Oeste (MT, MS, DF, GO, TO), Nordeste 1 (SE, BA, AL), Nordeste 2 (PE, PI, CE, PB, RN) e Norte (AM, PA, RR, RO, AP, MA, AC). Uma Reunião Regional (RR) é um reunião de estudantes, CAs e DAs de uma mesma região. Como na ROEx, só votam representantes dos CAs e DAs mas todos tem direito a voz.

Grupos de Discussão e Trabalho (GDTs): Participam e tem voto todos os estudantes inscritos no Encontro. São grupos de discussão de temática especifica que tem como principal finalidade levantar proposições que serão sistematizadas e encaminhadas para apreciação na plenária final.

Plenária do Ato: Participam e tem voto todos os estudantes inscritos no Encontro. Discute e delibera sobre o tema, pautas e a organização do Ato Público que será realizado durante o ECEM 2017.

Rodas de conversa:serão espaços livres de discussão sobre várias temáticas. A ideia é que possamos faze-las ao ar livre ou em espaços externos em que os Movimentos Sociais de BH serão nossos mediadores.

Intercâmbios DENEM: No dia 24 de Julho, ocorrerá o espaço pleno sobre os intercâmbios da DENEM, sobre a Coordenação de Estágios e Vivências (CEV) e sua representatividade local, as Coordenações Locais de Estágios e Vivências (CLEVs).
Será abordada a importância dos intercâmbios e a influência dessa experiência na vida acadêmica e no movimento estudantil. Ainda, as funções de uma CLEV e as vantagens de ter essa Coordenação na sua faculdade, bem como abrir e estruturar uma na sua local, caso ainda não exista. De forma interativa, os critérios de seleção para os estágios disponíveis nos programas de intercâmbios, tanto nacionais, quanto internacionais.
Não sabe para onde ir? Sem problemas! Também teremos amostras e divulgações dos países e universidades brasileiras com os quais temos contratos. Assim, você poderá saber um pouco mais sobre eles, o tipo de intercâmbios e suas culturas. Ainda em dúvida? É provável que os relatos de intercambistas que já vieram para o Brasil e de estudantes brasileiros que já participaram te ajudem com isso!

Venha fazer parte conosco! Be CLEVer conquer the world!

Plenária Final: É o maior espaço deliberativo do Movimento Estudantil de Medicina. Participam e tem voto todos os estudantes inscritos no Encontro. Ela aprecia, discute e encaminha as propostas sistematizadas na Mesa de Negociação. O texto aprovado na Plenária Final se torna o posicionamento oficial da DENEM e dos estudantes de medicina do Brasil sobre as temáticas dos GDTs.

ECEM 2017